Já é uma tradição: Pedidos, curiosidades e tendências de 2024 em análise
- O utilizador com mais pedidos efetuados ao longo do ano é de Lisboa, com 1.161, num total de 52.997.92€ gastos
- A encomenda com valor mais elevado foi de 2.719€, na Fnac. Quanto a mais produtos num só pedido, um utilizador solicitou um total de 168 unidades no Pingo Doce
- A cozinha americana lidera os pedidos na restauração, sendo os hambúrgueres e os nuggets os pratos mais procurados
- Bananas, ovos e leite lideram a lista de produtos mais procurados na categoria de mercearia
O fim de ano aproxima-se e a tradição ainda é o que era, ou seja, é tempo da Glovo revelar os dados mais interessantes do ano. Desde os produtos mais pedidos aos valores despendidos, os números mostram o trabalho desenvolvido pela plataforma digital no sentido de encontrar a melhor solução para as necessidades de todos os que usam a Glovo.
No que diz respeito a clientes, um utilizador de Lisboa fez 1.161 pedidos este ano, num total de 52.997.92€, ou seja, uma média de 3,18 pedidos diários. Para quem acha que as plataformas digitais se destinam apenas a pedidos de refeições, um utilizador de Lisboa efetuou uma compra na Fnac, através da Glovo, no valor de 2.719€ - longe de ser uma pizza ou sushi. E porque os bons serviços resultam em fidelização, um outro utilizador de Lisboa efetuou um pedido de 168 produtos junto do Pingo Doce - provavelmente as compras do mês.
Sábado é o dia da semana com maior atividade, com um terço do total registado na plataforma. Curiosamente, o dia do ano que regista mais pedidos foi uma sexta, 1 de novembro, seguido do fim de semana de 5 e 6 de outubro. Quanto à hora preferida, as 19h00 lideram, com o período até às 21h00 a significar as horas que registam mais pedidos; seguido da hora de almoço, entre as 12h00 e as 14h00. Já o minuto dourado deste ano deu-se às 19h53, de 28 de junho, e registou 183 pedidos, ou seja, 3 por segundo.
O
Glovo Prime é outro conceito a merecer especial atenção. Desde logo, pelo
forte aumento nos seus subscritores, de mais 30%, quando comparado com 2023, o que resultou num aumento de pedidos destes subscritores muito similar.
Os melhores restaurantes, à distância de uma aplicação
Embora a plataforma Glovo disponibilize muito mais, a restauração é sempre um must. Quanto ao total de pratos consumidos, os hambúrgueres lideram, seguidos dos nuggets, e das pizzas a completar o pódio. Os kebabs, pastas, sushi, batatas fritas e francesinhas fecham o Top 8.
Ou seja, quem pensa em pesquisar os melhores restaurantes na plataforma da Glovo, associa, também, as cozinhas mais famosas do mundo. E este ano a liderança está na América, através dos seus hambúrgueres e cachorros-quentes. Outros pratos muito procurados são os Italianos, ou não fossem reconhecidos pelas suas afamadas pizzas, pastas, risottos e piadinas, e os Asiáticos, se pensarmos em sushi, thai ou ramen.
Já a comida portuguesa encontra-se em quarto lugar no ranking. Face a 2023, a cozinha nacional cresceu 51% muito à custa das francesinhas, do fiel amigo bacalhau e, surpresa, dos pastéis de nata. Destaque, ainda, para o Médio Oriente, com os kebab, burek ou shawarma. Nota especial para a alimentação saudável: pokes e saladas são cada vez mais uma alternativa real para quem procura um estilo de vida saudável ou sustentável.
Uma plataforma que é (multi)categoria
Para lá da restauração, a Glovo também registou uma crescente procura por utilizadores que desejam fazer as compras de produtos de fruta, legumes, eletrónica ou materiais para escritório.
E, porque estes pedidos tantas vezes se fazem para preparar uma refeição, o pico de pedidos dá-se entre as 18h00 e as 20h00. Se falarmos nos produtos mais consumidos, as bananas lideram, seguidas dos ovos Classe M e leite meio gordo. Se seguirmos o Top 10, a lista segue com o pão de forma com côdea, fiambre da pá, bifes de frango, papel higiénico, água de nascente, morangos e clementinas.
Numa prova do crescente cuidado dos portugueses com a alimentação, a liderança por categoria está no lado dos frutos e vegetais, cuja procura aumentou 160% este ano, seguindo-se os produtos orgânicos e bio, que cresceram 70%. O segmento de talho e charcutaria subiu 63%, enquanto os pedidos de gelados tiveram um incremento de 48%.
Já no retalho, destaque para a eletrónica, com aumento, em especial, na Black Friday; para os produtos destinados aos animais de estimação, com um crescimento de 80%, e o segmento de papelaria e escritório com uma evolução de 48%, centrado na época de regresso às aulas.
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