À medida que aumentam as preocupações sobre a utilização da IA em ciberataques, as empresas de todo o mundo estão a reforçar as suas estratégias de cibersegurança, de acordo com o estudo da Kaspersky. Este estudo revela que 86% dos profissionais de TI e Segurança da Informação esperam que a utilização de IA por cibercriminosos aumente nos próximos dois anos. Esta ameaça crescente está a levar as organizações a dar prioridade à experiência em defesa de cibersegurança, com muitas a recorrerem a fornecedores de cibersegurança para obterem apoio e formação especializados.
No seu mais recente estudo intitulado “Cyber defense & AI: Are you ready to protect your organization?” a Kaspersky reuniu informações de profissionais de TI e Segurança da Informação de PMEs e grandes empresas. Os resultados sublinham a necessidade urgente de se preparar para ciberataques impulsionados pela IA, uma vez que quase nove em cada dez inquiridos preveem um aumento significativo dos ataques potenciados pela IA nos próximos dois anos.
Para combater estas ameaças em evolução, as empresas valorizam muito os conhecimentos especializados em cibersegurança, com 86% dos inquiridos a sublinharem a importância de aumentar os conhecimentos internos, através de formação aos colaboradores, e 83% a sublinharem a necessidade de conhecimentos externos fornecidos por fornecedores de cibersegurança. Esta necessidade abrange sectores que vão do retalho às infraestruturas críticas, sublinhando uma procura universal de proteção avançada contra ameaças.
Para reforçar a sua proteção de cibersegurança, as organizações estão a integrar ativamente conhecimentos internos e externos. Atualmente, 41% das empresas estão a implementar ou a planear implementar apoio externo para se adaptarem ao cenário de ameaças em evolução, enquanto 40% estão a fazer o mesmo através de iniciativas de formação interna. Além disso, 46% já recorrem a especialistas externos em cibersegurança e 55% têm programas de formação em vigor, o que sublinha uma abordagem dupla para reforçar a sua proteção.
A experiência dos fornecedores de cibersegurança pode assumir várias formas, desde serviços profissionais especializados que ajudam as organizações a implementar as suas soluções de proteção, até centros de especialistas avançados que se concentram em desafios de segurança específicos. Um desses centros é o Kaspersky AI Technology Research Center. Este centro reúne os esforços de investigação e desenvolvimento de IA da empresa, para aprofundar as capacidades de proteção das soluções de cibersegurança.
Vladislav Tushkanov, Responsável pelo Centro de Investigação de Tecnologia de Inteligência Artificial da Kaspersky, afirma: “O nosso último inquérito mostra que as empresas estão perfeitamente conscientes da ameaça crescente dos ciberataques impulsionados pela IA e procuram reforçar a sua proteção através de soluções abrangentes, incluindo a utilização da vasta experiência de cibersegurança dos fornecedores. O Centro de Investigação de Tecnologia de IA da Kaspersky desempenha um papel fundamental, ajudando-nos a tirar partido dos avanços da IA para melhorar as nossas estratégias de proteção contra ameaças e explorar formas inovadoras de utilizar a IA na cibersegurança. Também nos permite abordar as preocupações de segurança específicas da própria IA, garantindo que as empresas estão preparadas para as mais recentes ameaças impulsionadas pela IA.”
Para melhorar os seus conhecimentos e manter-se à frente das ameaças com IA, a Kaspersky recomenda o seguinte:
- Reforce as competências internas da sua empresa com o Kaspersky Managed Detection & Response, bem como com os cursos online e presenciais de Formação em Cibersegurança Kaspersky. Estas soluções ajudarão a reforçar a proteção cibernética e a aumentar a resiliência dos funcionários.
- Transforme a força de trabalho do seu escritório numa camada extra de proteção com a Plataforma de Sensibilização para a Segurança Automatizada da Kaspersky, que incute um comportamento Seguro de cibersegurança. Inclui seções especializadas dedicadas a ameaças assistidas por IA e à utilização segura de ferramentas de IA, ajudando a evitar os riscos associados à crescente proliferação de ferramentas de IA.
- Inicie uma discussão sobre tópicos relacionados com a IA na cibersegurança, agora disponível na secção de Investigação de Tecnologia de IA do Fórum de Suporte da Kaspersky. Também pode explorar os vastos recursos da Kaspersky disponíveis na secção de Inteligência Artificial da Kaspersky Daily, no canal BrightTalk da Kaspersky e nos vídeos do YouTube, onde muitas das suas perguntas relacionadas com a IA podem já ter sido respondidas.
Para ver o relatório completo “Cyber defense & AI: Are you ready to protect your organization?”, consulte o seguinte link.
Post A Comment:
0 comments: