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Operadoras de telecomunicações podem alcançar rácios de 9x-11x EV/EBITDA, segundo a Oliver Wyman

Operadoras de telecomunicações podem alcançar rácios de 9x-11x EV/EBITDA, segundo a Oliver Wyman
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Operadoras de telecomunicações podem alcançar rácios de 9x-11x EV/EBITDA, segundo a Oliver Wyman

  • O relatório ‘The Ideal Telco’, elaborado pela Oliver Wyman no âmbito do Mobile World Congress, define a estratégia que permitirá as operadoras de telecomunicações passar de uma média de 7,4x EV/EBITDA para 9x-11x EV/EBITDA.
  • Através de ações que favoreçam a sua estabilidade no mercado e a otimização da conversão de receitas em liquidez, as operadoras podem gerar um crescimento anual das receitas entre 2% e 3% e um crescimento do cash flow entre 3% e 5%.

As empresas de telecomunicações desempenham um papel crucial na economia moderna, fornecendo uma infraestrutura essencial para a conectividade digital e a segurança nacional. Apesar da elevada procura por estes serviços e do crescimento das receitas e dos lucros na última década (ainda que inferior ao crescimento económico), as operadoras de telecomunicações não viram esse crescimento refletir-se proporcionalmente na sua valorização em bolsa. O seu desempenho foi inferior por comparação com o S&P 500 (220% abaixo) e com o restante setor tecnológico do mesmo índice (S&P 500 – 680% abaixo).

Neste contexto, o relatório “The Ideal Telco”, elaborado pela Oliver Wyman no âmbito do Mobile World Congress, apresenta um plano claro para que as empresas de telecomunicações revertam esta situação e aumentem as suas avaliações de 6x-7x EV/EBITDA para 9x-11x EV/EBITDA.

 

Como aumentar a valorização?

Existem quatro fatores-chave que podem favorecer o desempenho das operadoras de telecomunicações e melhorar os seus EV/EBITDA:

  1. As redes de telecomunicações passaram de simples fornecedores de conectividade a ativos estratégicos fundamentais para a segurança nacional;
  2. Os reguladores estão a começar a repensar as estruturas de mercado atuais, que poderão não estar a gerar o investimento e a qualidade de serviço desejados;~
  3. A próxima onda de inovação tecnológica será mais longa, previsível e incremental, em comparação com os grandes avanços tecnológicos anteriores;
  4. Os operadores tradicionais em mercados maduros estão a priorizar a expansão do mercado e dos seus serviços, em vez de se focarem no crescimento da sua quota de mercado.

 

Como se tornar a operadora de telecomunicações ideal?

Para melhorar o seu crescimento e valorização, as empresas de telecomunicações devem focar-se em dois aspetos fundamentais: melhorar a sua posição no mercado a longo prazo e otimizar a sua capacidade de converter receitas em liquidez.

Para melhorar a sua posição no mercado, é necessária uma visão partilhada entre operadores e responsáveis políticos, para garantir dinâmicas competitivas sustentáveis; uma dinâmica racional do mercado; uma diferenciação clara entre marcas premium e de baixo custo; e fomentar a lealdade dos clientes, reduzindo a taxa de abandono através de estratégias personalizadas. Além disso, em termos de otimização de valor, as operadoras devem implementar estratégias comerciais e multimarca diferenciadas, aproveitar tecnologias como a inteligência artificial para melhorar a segmentação e a personalização das ofertas, e expandir-se além do negócio principal, fortalecendo a oferta B2B.

Por outro lado, a solidez do cash flow é essencial para a estabilidade financeira das operadoras. Para isso, devem aproveitar duas grandes tendências: a redução de custos através do uso da tecnologia e a simplificação do negócio. A par disso, o investimento em infraestruturas e melhorias tecnológicas é um aspeto fundamental, mas deve ser gerido de forma estratégica para maximizar o seu impacto. Para isso, as operadoras devem equilibrar o investimento em CAPEX com todos os outros compromissos de cash flow, investindo apenas nas capacidades que sustentem uma diferenciação competitiva e fazendo investimentos inteligentes para reduzir o custo total.

Aplicando estas mudanças, as operadoras podem criar um modelo comercial e operativo que gere um crescimento anual das receitas entre 2% e 3%, e um crescimento do cash flow entre 3% e 5%, revalorizando as suas empresas e o setor em geral.

Para aceder ao relatório completo, clique aqui.

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